Intervenção da Terapia Ocupacional em Pediatria: Tratamento do neuro-desenvolvimento-Bobath
O tratamento do neuro-desenvolvimento baseia-se no princípio de que para a concretização de uma competência motora é fundamental existirem mecanismos de reflexos posturais normais, sendo que estes consistem nas reacções de equilíbrio e rectificação. Estes estão na base do tónus normal, enervação recíproca, e padrões normais de coordenação. (Bobath 1971)
Assim, a técnica de Bobath que faz parte do tratamento do neuro-desenvolvimento utiliza os reflexos para inibir ou produzir uma resposta motora respeitando sempre os princípios da normalização do tónus e da experimentação de um movimento ou de um controlo estático normal.
Esta técnica permite a “resolução de problemas na avaliação, tratamento e na forma de lidar com o indivíduo com limitações nas suas capacidades que impedem a sua participação nas actividades diárias, devido a problemas motores, incluindo tónus e padrões de movimento, sensoriais, perceptuais e cognitivos, resultado de lesão ao nível do sistema nervoso central. “(EBTA 2004)
A abordagem de Bobath é bastante utilizada no tratamento da Paralisia Cerebral, reconhecendo que não se pode tratar todas as crianças com PC da mesma forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário